Dicas

Cuidados e Dicas
 

Qualidade de joia, cuidado de joia
A semi joia recebe esta denominação por ser fabricada como joia: ela passa pelo mesmo processo de fundição e acabamento da joia em ouro maciço. Depois do processo de fundição em uma liga de metal e do acabamento, a semi joia recebe uma camada espessa de ouro; por isto ela se parece tanto com uma joia, e também por esta razão ela precisa receber os mesmos cuidados de uma joia.
 
Riscos

Mesmos as joias, peças em ouro maciço, apresentam riscos depois de uso prolongado. Mas como são maciças, um simples polimento devolve a peças às condições originais. Já o polimento da semi joia demanda um novo banho.
Evite raspar a peça em superfícies ásperas, esbarrar em paredes, bordas de piscina, ou usar sua semi joia quando estiver em contato com material abrasivo como areia ou terra. Não convém, por exemplo, usar sua semi joia quando for brincar com as crianças na areia ou fizer jardinagem.
 
Deformação

Sua semi joia poderá se deformar da mesma maneira que um joia caso não receba os cuidados necessários. Quando sua semi joia cair no chão, não pise. Dependendo da queda, a peça pode sofrer deformação; após uma queda, verifique os danos.
Ao levantar objetos pesados retire os anéis, pois eles poderão amassar.
Ao se movimentar, cuidado para que colares, brincos, pulseiras, etc não enrosquem em algum objeto: as peças poderão se deformar ou partir. Se uma peça partir em um local de solda, só poderá ser consertada por pessoas especializadas e deverão receber novo banho.
Caso a ruptura aconteça numa montagem com argolas, a peça poderá ser consertada utilizando-se dois alicates apropriados.
 
 
Oxidação (alteração da cor)


Com o decorrer do tempo, as semi joias podem sofrer alterações na cor. Este fenômeno é chamado de oxidação e causa o escurecimento da peça. A oxidação é um processo normal e não implica em baixa qualidade. No entanto, podem ocorrer processos de alteração mais acentuados capazes de produzir um escurecimento excessivo, manchar as peças, ou mesmo fazer com que fiquem vermelhas. Para evitar que isto aconteça, é importante entender um pouco o processo de fabricação.
 
As semi joias são banhadas através de um processo químico de galvanoplastia, recebendo um banho de cobre de base, seguido de uma série de processos e banhos químicos para então receber o banho de ouro. Todo produto produzido através de um processo químico pode sofrer alterações se não for armazenado adequadamente ou tiver contato com outros produtos químicos. É o que acontece com remédios e perfumes, por exemplo.
 
Evite o contato da sua semi joia com produtos químicos. Mesmo ao fazer a limpeza da casa você utiliza produtos químicos que podem danificar o banho. Os cosméticos também são produtos químicos que podem causar alterações no banho, por isto ao fazer tratamentos de pele ou cabelo retire suas semi joias. É importante observar que alguns produtos químicos utilizados por cabelereiros, como os para alisamentos, são muito fortes, podendo permanecer alguns dias no cabelo até  serem totalmente removidos. Nestes casos, evite usar suas semi joias durante o mesmo período.
 
Para aumentar a vida de suas semi joias, também é aconselhável retirá-las ao tomar banho normal, de mar ou piscina, pois a salinidade do oceano e o tratamento químico das piscinas podem danificar o banho da semi joia.
 
Excesso de calor também pode promover a oxidação do banho: evite utilizar lâmpadas dicroicas para a iluminação de vitrines, ou mesmo da loja. Além de desconfortáveis por aquecerem muito o ambiente, elas promovem o processo de oxidação das semi joias, tornando seu banho avermelhado.
 
 
Pedra quebrada

Pedras podem ser quebradas ao sofrer quedas ou impactos fortes. Tanto os cristais como as pedras naturais quebradas não têm conserto: precisam ser substituídas.
 
É importante observar que pedras cravadas não poderão ser substituídas, pois o processo de cravação não permite que a pedra seja removida e cravada novamente. Pedras coladas poderão ser substituídas normalmente, desde que o tipo de pedra esteja disponível nos estoques. Caso não houver disponibilidade, o cliente deverá escolher outra pedra.
 
O serviço de substituição de pedras é cobrado, não estando coberto pela garantia. Os preços variam de acordo com o tamanho e qualidade das pedras ou cristais.
 
 
A singularidade das pedras naturais

Sobre as pedras naturais, vale ressaltar que são muito especiais: muitas vezes sua superfície apresenta algumas inclusões que se assemelham a rachaduras, criando efeitos que compõem o “look” da peça e dão um toque de graça e irreverência. Tais características não são defeitos.
 
Pino quebrado de brinco

Pinos de brinco podem quebrar se não tomarmos o cuidado necessário ao encaixarmos a tarrachinha. Ao colocar o brinco não force o encaixe: posicione corretamente o pino no local apropriado e depois exerça uma pressão moderada para que o pino encaixe corretamente.
 
Limpeza 
 

Ouro e Ródio 

Em peças banhadas a ouro ou ródio a maior parte das sujeiras sai com água, sabão neutro e uma escovinha delicada, com a qual você deve tomar cuidado para não riscar o metal. Depois de limpa basta passar uma flanela para dar de volta o brilho à peça.
 
Prata 

É importante ter cuidado na hora de fazer a limpeza das peças em prata, o material é delicado e o uso de um produto inadequado pode comprometer ainda mais a sua aparência. Contato com peles de alto teor de acidez poderá escurecê-las com mais facilidade. Você deve usar uma flanela especial, próprias para esta finalidade e encontradas à venda no mercado, ou enviar a um profissional especializado. 
 
Pérola 
 
Pérolas são facilmente atacadas e danificadas por ácidos, solventes, vinagres, molhos, perfumes e spray de cabelo. Depois do uso, devem ser limpas com pano úmido e imediatamente secas. Não as mantenha mergulhadas em água, isto danificará o fio da amarração e poderá escurecê-las. Para que sejam protegidas de poeiras devem ser guardadas separadas em saquinhos de pano ou caixas de papelão, nunca em plásticos. Use-as com frequência, isto manterá o viço e o brilho das mesmas. 
 
Pedras 

AMETISTA / CITRINO / TOPÁZIO - Calor intenso pode tornar as gemas incolores. Choques térmicos podem causar fraturas. Contatar profissional para a limpeza. 
 
DIAMANTES – Geralmente podem ser submetidos a fervuras. Como são gemas de alto valor, aconselhamos limpeza em locais profissionais, que aconselharão o melhor modo de fazê-lo, de acordo com as características da sua gema. 
 
ESMERALDA – Como a esmeralda é uma pedra que na grande maioria das vezes apresenta micro fraturas naturais internas, elas devem ser limpas apenas com um pincel macio e solução de água com sabão neutro. 
 
PERIDOTO - Contatar profissional para a limpeza desta pedra. Choque término ou calor aplicado de maneira não homogênea podem causar fraturas ou quebra da gema. 
 
RUBI E SAFIRA – Geralmente podem ser submetidas a fervuras e ultra-som. Sendo gemas de alto valor, é aconselhável todo o cuidado na utilização dos processos de limpeza. 
 
ZIRCÔNIA DE TODAS AS CORES – São facilmente desgastadas pela abrasão. O calor pode alterar a cor da gema tratada e reverter à cor natural quando expostas à luz. Choques térmicos podem causar fraturas. Contatar um profissional para a limpeza é aconselhável.
Atenção: Se você for ferver a sua peça deve usar sabão neutro, por 15 minutos, tomando o cuidado de não encostá-la em nenhuma parte do utensílio que estiver usando. Dica: Coloque-a em uma peneira resistente a alta temperatura.